buscar
‚ÄúAs mais avan√ßadas t√©cnicas de imagem para estudos de sistemas biol√≥gicos, da mol√©cula ao organismo inteiro.‚ÄĚ
‚ÄúInfraestrutura cient√≠fica √ļnica na Am√©rica Latina.‚ÄĚ
 
     
 
     
 
INBEB consolida n√ļcleo de divulga√ß√£o cient√≠fica

 

Por Marina Verjovsky - 17/09/2010

Al√©m de constituir um centro de refer√™ncia na pesquisa biom√©dica da Am√©rica Latina, o Instituto Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) tamb√©m cumpre seu papel de divulgar a ci√™ncia ao p√ļblico. Depois de desenvolver com sucesso um primeiro v√≠deo sobre o v√≠rus influenza (veja o v√≠deo aqui), agora a equipe de divulga√ß√£o acaba de ter seu primeiro projeto aprovado no √ļltimo edital de Difus√£o e Populariza√ß√£o da Ci√™ncia da FAPERJ.

O projeto intitulado ‚ÄúEncontro marcado: estudantes do ensino m√©dio e cientistas debatem c√©lulas-tronco ao vivo e em v√≠deo‚ÄĚ foi um dos 45 contemplados dentre os cerca de 130 submetidos √† FAPERJ. Neste projeto, a equipe multidisciplinar (formada por cientistas, estudantes de gradua√ß√£o que desenvolvem pesquisas com c√©lulas-tronco e outras tem√°ticas, divulgadores de ci√™ncia e cineastas) visa promover a intera√ß√£o entre estudantes do Ensino M√©dio e cientistas, por meio de palestras nas escolas e visitas dos alunos aos laborat√≥rios de pesquisas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nos encontros, al√©m da troca de conhecimentos, ser√° estimulado o debate entre os estudantes e os cientistas. Assim, ser√£o identificadas quais s√£o as principais d√ļvidas e os anseios destes jovens com rela√ß√£o ao tema. Suas perguntas ser√£o filmadas por membros da equipe, especializados em produ√ß√£o de filmes, e utilizadas para a produ√ß√£o do segundo v√≠deo de divulga√ß√£o do grupo. Assim, o material audiovisual tentar√° abordar discuss√Ķes cient√≠ficas e √©ticas levando em considera√ß√£o o interesse e a relev√Ęncia do tema para a realidade destes jovens.

Estas iniciativas visam atualizar e estimular o senso cr√≠tico dos jovens com rela√ß√£o ao tema, al√©m de aproxim√°-los da universidade e do interesse pelo conhecimento cient√≠fico. O objetivo √© mostrar a eles, por meio do tema das c√©lulas-tronco, que as ci√™ncias biom√©dicas v√£o muito al√©m dos nomes e termos t√©cnicos presentes nos livros did√°ticos, representam conhecimentos de ampla relev√Ęncia para a sociedade, que foram constru√≠dos e modificados ao longo da hist√≥ria.

As escolas interessadas em participar do projeto devem encaminhar uma mensagem com a solicitação através do fale conosco do INBEB. O primeiro encontro, com alunos de uma escola de São Pedro da Serra, Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, já está marcado para o dia 27 de setembro. Confira em breve os relatos do debate no site do INBEB.

 
     
     
   
     
2018 - Todos os direitos reservados.