INBEB consolida núcleo de divulgação científica
Por Marina Verjovsky - 17/09/2010
Além de constituir um centro de referência na pesquisa biomédica da América Latina, o Instituto Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) também cumpre seu papel de divulgar a ciência ao público. Depois de desenvolver com sucesso um primeiro vídeo sobre o vírus influenza (veja o vídeo aqui), agora a equipe de divulgação acaba de ter seu primeiro projeto aprovado no último edital de Difusão e Popularização da Ciência da FAPERJ.
O projeto intitulado “Encontro marcado: estudantes do ensino médio e cientistas debatem células-tronco ao vivo e em vídeo” foi um dos 45 contemplados dentre os cerca de 130 submetidos à FAPERJ. Neste projeto, a equipe multidisciplinar (formada por cientistas, estudantes de graduação que desenvolvem pesquisas com células-tronco e outras temáticas, divulgadores de ciência e cineastas) visa promover a interação entre estudantes do Ensino Médio e cientistas, por meio de palestras nas escolas e visitas dos alunos aos laboratórios de pesquisas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nos encontros, além da troca de conhecimentos, será estimulado o debate entre os estudantes e os cientistas. Assim, serão identificadas quais são as principais dúvidas e os anseios destes jovens com relação ao tema. Suas perguntas serão filmadas por membros da equipe, especializados em produção de filmes, e utilizadas para a produção do segundo vídeo de divulgação do grupo. Assim, o material audiovisual tentará abordar discussões científicas e éticas levando em consideração o interesse e a relevância do tema para a realidade destes jovens.
Estas iniciativas visam atualizar e estimular o senso crítico dos jovens com relação ao tema, além de aproximá-los da universidade e do interesse pelo conhecimento científico. O objetivo é mostrar a eles, por meio do tema das células-tronco, que as ciências biomédicas vão muito além dos nomes e termos técnicos presentes nos livros didáticos, representam conhecimentos de ampla relevância para a sociedade, que foram construídos e modificados ao longo da história.
As escolas interessadas em participar do projeto devem encaminhar uma mensagem com a solicitação através do fale conosco do INBEB. O primeiro encontro, com alunos de uma escola de São Pedro da Serra, Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, já está marcado para o dia 27 de setembro. Confira em breve os relatos do debate no site do INBEB.
|