buscar
“As mais avançadas técnicas de imagem para estudos de sistemas biológicos, da molécula ao organismo inteiro.”
“Infraestrutura científica única na América Latina.”
 
     
 
     
 
INBEB consolida núcleo de divulgação científica

 

Por Marina Verjovsky - 17/09/2010

Além de constituir um centro de referência na pesquisa biomédica da América Latina, o Instituto Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) também cumpre seu papel de divulgar a ciência ao público. Depois de desenvolver com sucesso um primeiro vídeo sobre o vírus influenza (veja o vídeo aqui), agora a equipe de divulgação acaba de ter seu primeiro projeto aprovado no último edital de Difusão e Popularização da Ciência da FAPERJ.

O projeto intitulado “Encontro marcado: estudantes do ensino médio e cientistas debatem células-tronco ao vivo e em vídeo” foi um dos 45 contemplados dentre os cerca de 130 submetidos à FAPERJ. Neste projeto, a equipe multidisciplinar (formada por cientistas, estudantes de graduação que desenvolvem pesquisas com células-tronco e outras temáticas, divulgadores de ciência e cineastas) visa promover a interação entre estudantes do Ensino Médio e cientistas, por meio de palestras nas escolas e visitas dos alunos aos laboratórios de pesquisas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nos encontros, além da troca de conhecimentos, será estimulado o debate entre os estudantes e os cientistas. Assim, serão identificadas quais são as principais dúvidas e os anseios destes jovens com relação ao tema. Suas perguntas serão filmadas por membros da equipe, especializados em produção de filmes, e utilizadas para a produção do segundo vídeo de divulgação do grupo. Assim, o material audiovisual tentará abordar discussões científicas e éticas levando em consideração o interesse e a relevância do tema para a realidade destes jovens.

Estas iniciativas visam atualizar e estimular o senso crítico dos jovens com relação ao tema, além de aproximá-los da universidade e do interesse pelo conhecimento científico. O objetivo é mostrar a eles, por meio do tema das células-tronco, que as ciências biomédicas vão muito além dos nomes e termos técnicos presentes nos livros didáticos, representam conhecimentos de ampla relevância para a sociedade, que foram construídos e modificados ao longo da história.

As escolas interessadas em participar do projeto devem encaminhar uma mensagem com a solicitação através do fale conosco do INBEB. O primeiro encontro, com alunos de uma escola de São Pedro da Serra, Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, já está marcado para o dia 27 de setembro. Confira em breve os relatos do debate no site do INBEB.

 
     
     
   
     
2023 - Todos os direitos reservados.