INBEB leva curso de férias à região serrana do RJ
Foi um sucesso o primeiro curso de férias ministrado em janeiro de 2012 no recém-inaugurado laboratório didático de ciências no Colégio Estadual José Martins da Costa, em São Pedro da Serra, Rio de Janeiro. O curso teve como tema os alimentos e contou com a participação de pesquisadores e alunos da UFRJ associados ao INBEB. A iniciativa faz parte de um projeto coordenado pelo prof. Emiliano Medei, do Instituto de Biofísica da UFRJ, com financiamento do Edital da FAPERJ de Apoio às Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro.
Entre os participantes, três ex-alunos, graduandos de biologia, foram treinados para ministrar futuros cursos no laboratório. Também puderam participar do curso outros jovens da região, alunos do C.E. Carlos Maria Marchon.
O curso de férias tem como objetivo principal mostrar como acontece, na prática, o método científico. Para isso, os alunos passaram uma semana, em horário integral, no laboratório fazendo experimentos para responder suas próprias perguntas sobre o tema proposto. Assim, eles puderam analisar a quantidade de gordura, glicose, ferro, vitamina C, entre outras propriedades de diferentes alimentos. A ideia é que os cursos de férias tornem-se uma prática habitual no colégio.
“Nós adoramos a atividade e estou certo de que os alunos também. Todas as vagas foram preenchidas e não tivemos nenhuma falta, em dia algum”, comemora Emiliano. “Foi uma das melhores experiências da minha vida, uma coisa totalmente nova... adorei cada segundo dessa semana”, comentou Larissa Blaudt, uma das alunas do C. E. José Marins da Costa, que pensava em cursar arquitetura, mas agora também considera os cursos de ciência como opção na hora do vestibular.
Durante o curso, a jornalista da Academia Brasileira de Ciências, Elisa Oswaldo Cruz Marinho, também foi ao Colégio apresentar o site ProfiCiência (www.proficiencia.org.br), que fornece informações a jovens sobre as diversas profissões científicas.
Os professores do Colégio também observaram uma nova forma de ensinar ciências realizando diversos tipos de experimentos. Além disso, também foram treinados por profissionais especializados para realizarem experimentos de análise de águas e se tornarem referência na região. Todas as atividades fazem parte do projeto original, que previa construir, equipar o laboratório (único da região) e capacitar os professores.
Leia também a nota sobre o curso no site da Secretaria de Educação do Governo do Estado do RJ:
http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/noticias_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=8564
Veja algumas fotos da atividade:





|