buscar
‚ÄúAs mais avan√ßadas t√©cnicas de imagem para estudos de sistemas biol√≥gicos, da mol√©cula ao organismo inteiro.‚ÄĚ
‚ÄúInfraestrutura cient√≠fica √ļnica na Am√©rica Latina.‚ÄĚ
 
     
 
     
 
INBEB leva curso de férias à região serrana do RJ

 

Foi um sucesso o primeiro curso de f√©rias ministrado em janeiro de 2012 no rec√©m-inaugurado laborat√≥rio did√°tico de ci√™ncias no Col√©gio Estadual Jos√© Martins da Costa, em S√£o Pedro da Serra, Rio de Janeiro. O curso teve como tema os alimentos e contou com a participa√ß√£o de pesquisadores e alunos da UFRJ associados ao INBEB. A iniciativa faz parte de um projeto coordenado pelo prof. Emiliano Medei, do Instituto de Biof√≠sica da UFRJ, com financiamento do Edital da FAPERJ de Apoio √†s Escolas P√ļblicas do Estado do Rio de Janeiro.

Entre os participantes, três ex-alunos, graduandos de biologia, foram treinados para ministrar futuros cursos no laboratório. Também puderam participar do curso outros jovens da região, alunos do C.E. Carlos Maria Marchon.

O curso de férias tem como objetivo principal mostrar como acontece, na prática, o método científico. Para isso, os alunos passaram uma semana, em horário integral, no laboratório fazendo experimentos para responder suas próprias perguntas sobre o tema proposto. Assim, eles puderam analisar a quantidade de gordura, glicose, ferro, vitamina C, entre outras propriedades de diferentes alimentos. A ideia é que os cursos de férias tornem-se uma prática habitual no colégio.

‚ÄúN√≥s adoramos a atividade e estou certo de que os alunos tamb√©m. Todas as vagas foram preenchidas e n√£o tivemos nenhuma falta, em dia algum‚ÄĚ, comemora Emiliano. ‚ÄúFoi uma das melhores experi√™ncias da minha vida, uma coisa totalmente nova... adorei cada segundo dessa semana‚ÄĚ, comentou Larissa Blaudt, uma das alunas do C. E. Jos√© Marins da Costa, que pensava em cursar arquitetura, mas agora tamb√©m considera os cursos de ci√™ncia como op√ß√£o na hora do vestibular.

Durante o curso, a jornalista da Academia Brasileira de Ci√™ncias, Elisa Oswaldo Cruz Marinho, tamb√©m foi ao Col√©gio apresentar o site ProfiCi√™ncia (www.proficiencia.org.br), que fornece informa√ß√Ķes a jovens sobre as diversas profiss√Ķes cient√≠ficas.

Os professores do Col√©gio tamb√©m observaram uma nova forma de ensinar ci√™ncias realizando diversos tipos de experimentos. Al√©m disso, tamb√©m foram treinados por profissionais especializados para realizarem experimentos de an√°lise de √°guas e se tornarem refer√™ncia na regi√£o. Todas as atividades fazem parte do projeto original, que previa construir, equipar o laborat√≥rio (√ļnico da regi√£o) e capacitar os professores.

Leia também a nota sobre o curso no site da Secretaria de Educação do Governo do Estado do RJ:

http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/noticias_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=8564

 

Veja algumas fotos da atividade:

 

 
     
     
   
     
2018 - Todos os direitos reservados.