|
INBEB cria o NEDiCi
O estudo das ciências possibilita ao homem conhecer o universo, o mundo, a si próprio, e desvendar os fenômenos (Mistérios!) que se manifestam no meio ambiente. Enfim, abre novas perspectivas para que possa viver com qualidade e dignidade, nesse mundo cada vez mais globalizado. O professor de Ciências precisa promover o aprofundamento do conhecimento científico e do desenvolvimento tecnológico. Para que isto aconteça existe pelo menos um grande desafio: contribuição dos institutos de pesquisa para que o conhecimento científico seja acessível a todos, estando inserido no processo de formação dos cidadãos.
Em resposta a esta demanda o INBEB se propõe desenvolver atividades direcionadas a docentes e discentes que possibilitem enfrentar estes desafios, promovendo uma aproximação da comunidade acadêmica universitária e a escola, em busca de soluções para a desigualdade entre a crescente produção científica de nosso país em comparação aos recentes resultados insatisfatórios alcançados por nossas escolas, segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Para contribuir com a interação do INBEB com a sociedade, foi criado o Núcleo de Educação e Divulgação Científica (NEDiCi), que tem como metas principais divulgar para sociedade os resultados dos projetos que integram o nosso INCT, além de promover atividades (cursos, palestras, workshops, visitas, vídeos, etc...) voltadas para professores e alunos da educação básica. O NEDiCi conta com a colaboração de alguns pesquisadores do INBEB, como o Prof. Emiliano Medei/IBCCF/UFRJ, que já teve dois projetos de divulgação científica aprovados pela FAPERJ; com a jornalista Marina Verjovsky, responsável pelo site do INBEB e por toda a área de divulgação científica; e , atualmente, é coordenado pela pesquisadora Patricia S. dos Santos.
A Dra. Patricia S. dos Santos tem ampla experiência na organização de Cursos voltados para alunos e professores da Educação Básica e licenciandos. Desde 1996 participa dos Cursos de Férias oferecidos pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Participou como pos-doc do projeto “ Formação continuada em biociências através de cursos de férias: desenvolvimento, avaliação e expansão de uma proposta inovadora .”, coordenado pela Profa. Andrea Thompson Da Poian/IBqM/UFRJ, agraciado, em 2007, pelo edital “Observatório da Educação” lançado pela CAPES. Nesta época participou da organização de Cursos de Férias no IBqM/UFRJ, na UFPA em Oriximiná, nos polos do CEDERJ de Três Rios, Volta Redonda e Paracambi; e no Instituto de Educação Carmela Dutra/RJ para alunos do 5º ano do ensino fundamental. Além destes cursos presenciais, também participou da organização dos cursos semi-presenciais oferecidos para professores da educação básica e licenciandos, intitulados: “Instrumentação para realização de Cursos de Férias” e “Aplicação do método científico na sala de aula”.
Atualmente, coordena o Núcleo de Educação e Divulgação Científica (NEDiCi) do INBEB, onde além de organizar Cursos de Férias e outras atividades ligadas a divulgação científica desenvolve um projeto de avaliação da criatividade e da aprendizagem de alunos que participam das atividades organizadas pelo NEDiCi. Neste projeto conta com a participação das alunas de iniciação científica Andressa de Mello Bezerra, Natalia Sant´Anna da Silva e Raquel Cotrim, licenciandas do curso de Ciências Biológicas da UFRJ.
|