buscar
“As mais avançadas técnicas de imagem para estudos de sistemas biológicos, da molécula ao organismo inteiro.”
“Infraestrutura científica única na América Latina.”
 
     
 
     
 
30 anos de Biologia Estrutural: do LTPV ao CENABIO

Em 2018, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) completa 10 anos de existência. A data marca também os 30 anos do Laboratório de Termodinâmica de Proteínas e Estruturas Virais Gregorio Weber (LTPV), os 20 anos do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas (CNRMN) e os 5 anos do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO). Juntos, estes centros de pesquisa contribuíram para a consolidação da área de Biologia Estrutural no Brasil e também para a construção de uma rede de pesquisadores e laboratórios de alto nível, equipados com tecnologias de ponta.

Para celebrar a ocasião, o INBEB organiza no dia 12 de novembro o evento “30 anos de Biologia Estrutural: do LTPV ao CENABIO – VI Encontro INBEB”. Durante um dia inteiro, uma seleção de importantes pesquisadores que contribuíram para o campo da Biologia Estrutural no Brasil se reúne no auditório do Bloco N do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS-UFRJ). O evento acontece das 9h às 19h e será voltado para a comunidade acadêmica.

Além de membros do INBEB, a programação inclui também apresentações de pesquisadores importantes no cenário internacional, como o Prêmio Nobel de Química Kurt Wüthrich, Enrico Gratton, professor da University of California e coordenador do Laboratory for Fluorescence Dynamics, e David Jameson, professor do Departamento de Cell and Molecular Biology na Universidade do Hawaii e coordenador do laboratório que leva seu nome. Entre os brasileiros, os convidados externos são Glaucius Oliva, professor do Instituto de Física de São Carlos e coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos da Fapesp, e Sergio Verjovski-Almeida, colaborador sênior do Departamento de Bioquímica no Instituto de Química da Universidade de São Paulo.

Sobre o INBEB

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) é uma iniciativa pioneira com a missão de criar e consolidar uma infraestrutura técnico científica que permita o estudo das estruturas de sistemas biológicos, desde o nível macromolecular até o organismo inteiro, lançando mão das técnicas mais avançadas e de mais alta resolução possível.

O INBEB promove a interdisciplinaridade, fazendo com que áreas convencionais como biofísica, parasitologia, microbiologia, imunologia, bioquímica, farmacologia, química e computação tenham suas fronteiras estendidas. Isto permite a maior interação entre grupos para solucionar diversos problemas biológicos. Outro objetivo fundamental do Instituto é contribuir para o treinamento de pesquisadores em Biologia Estrutural e Bioimagem em vários níveis.

Sobre o LTPV

O Laboratório de Termodinâmica de Proteínas e Estruturas Virais Gregorio Weber (LTPV) está instalado no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Méis (IBqM-UFRJ), e é coordenado pelo Professor Titular do IBqM-UFRJ Jerson Lima Silva desde 1988. O laboratório é referência mundial no estudo de estrutura e estabilidade de biomoléculas, utilizando principalmente técnicas espectroscópicas, como fluorescência e dicroísmo circular. O LTPV é referência também no uso de pressão hidrostática em estudos conformacionais de proteínas e estruturas virais, com aplicação à produção de vacinas.

Sobre o CNRMN

O Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas (CNRMN) foi instalado na UFRJ em 1998, no Centro de Ciências da Saúde (CCS,) sob responsabilidade do então Departamento de Bioquímica Médica, atual Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Méis em projeto coordenado pelo Professor Jerson Lima Silva. Hoje, este está integrado ao CENABIO e conta com seis espectrômetros de alta performance, que permitem o estudo de estruturas 3D macromoleculares. Um dos equipamentos (o RMN de 900 MHz) é o único na América Latina. Ao longo dos seus 20 anos o CNRMN foi utilizado por centenas de pesquisadores do Brasil, América Latina e do mundo. Tendo sido a primeira iniciativa de uso de RMN na determinação de estrutura de proteínas no Brasil, o CNRMN formou dezenas de pesquisadores e nucleou vários outros centros na América Latina.

Sobre o CENABIO

Inaugurado oficialmente em 2013, o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) é uma unidade multiusuária da UFRJ que oferece diversas abordagens experimentais para obtenção de imagens de órgãos, células e biomoléculas. O centro é formado por três unidades: o CNRMN, o núcleo para imageamento de pequenos animais e o centro de microscopia. Desde dezembro de 2017, o CENABIO conta ainda com a Plataforma Avançada de Biomoléculas (PAB), um laboratório para desenvolvimento e produção de biomoléculas.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

PÔSTER

Para conhecer os trabalhos apresentados, acesse a versão digital do livro de resumos.

PROGRAMAÇÃO

09:00-09:30 – Abertura: Roberto Leher, Luiz Eurico Nasciutti, Adalberto Vieyra, Jerson Silva, Russolina Zingali, Jorge Guimarães, Jorge Alberto Costa e Silva, Luiz Davidovich e outras autoridades.

09:30-10:15 – Linha do Tempo - Dr. Adalberto Vieyra - Apresentação

10:15-10:45 – Café

10:45-11:05 – Centro Nacional de RMN Jiri Jones - Dr. Fábio Almeida

11:05-12:00 – Comprehensive NMR views of dynamic processes underlying GPCR signaling - Dr. Kurt Wüthrich (Prêmio Nobel de Química)

12:00-12:45 – A Biologia Estrutural no Brasil - Dr. Glaucius Oliva

12:45-14:00 – Almoço

14:00-15:15 – Biologia Estrutural e Bioimagem-INBEB - Dr. Kildare Miranda, Dr. Carlos Ramos, Dr. Hernan Terenzi (apresentação)

15:15-16:20 – Gregorio Weber connections-  Dr. Enrico Gratton e Dr. David Jameson

16:20-16:40 – Café

16:40-17:00 – Dr. Sergio Verjovski-Almeida - Apresentação

17:00-17:20 – Dr. José Roberto Meyer Fernandes - Apresentação

17:20-17:50 – InovaçãoIndustrial no Brasil: O papelda EMBRAPII - Dr. Jorge Almeida Guimarães - Apresentação
 
17:50-18:20 – Passado presente e futuro - Dra. Débora Foguel

18:20-19:00 – Encerramento

 
     
     
   
     
2023 - Todos os direitos reservados.