buscar
“As mais avançadas técnicas de imagem para estudos de sistemas biológicos, da molécula ao organismo inteiro.”
“Infraestrutura científica única na América Latina.”
 
     
 
     
 
Vice-coordenador do INBEB eleito para a NAS

O pesquisador Wanderley de Souza, vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) e professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi eleito membro estrangeiro para a National Academy of Sciences (NAS), Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, em português.

O cientista se une ao seleto grupo de brasileiros que integram a instituição, ao lado de nomes como a bióloga Ruth Sonntag Nussenzweig e o físico Vanderlei Salvador Bagnato. Com essa eleição, a NAS passa a ter 2.512 membros com cidadania americana e 517 associados estrangeiros.

Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e membro do Conselho Superior da Fundação, Wanderley é graduado em Medicina pela UFRJ, tem pós-graduações, mestrado e doutorado pela mesma instituição. Ele também é membro das Academias Brasileira de Ciências e Nacional de Medicina.

Wanderley é pesquisador 1A do CNPq, além de consultor ad hoc de várias agências de fomento no país como Faperj, CNPq, Finep, Capes, Fapesp, entre outras. Sua pesquisa é focada nos estudos de Biologia Celular de protozoários patogênicos e de sua interação com a célula hospedeira.

O professor foi secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e presidente da Finep. Foi ainda diretor do Inmetro, e primeiro reitor tanto da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro como da Universidade Estadual da Zona Oeste, em Campo Grande.

----------------
Por AsCom INBEB
Publicado em 16/05/2022

 
     
     
   
     
2023 - Todos os direitos reservados.